Design sem nome (6)

Doutor, eu não consigo emagrecer!

Essa é uma das queixas mais frequentes em consultório. Mas, o que de fato causa dificuldades de emagrecimento?

Não mudar hábitos alimentares

Pacientes que enfrentam dificuldades de emagrecimento geralmente bulam os planos alimentares comendo mais calorias que o necessário, pulando refeições e comendo frequentemente alimentos industrializados altamente calóricos. Para emagrecer e permanecer magro é necessário buscar a reeducação alimentar e isso demanda tempo e persistência.

Sedentarismo

A falta de prática regular de exercícios torna o metabolismo mais lento, o gasto energético diminui e isso dificulta a queima de calorias e perda de peso. É necessário praticar exercícios diariamente, alternando exercícios aeróbicos com treinamento de força como musculação para acelerar o metabolismo.

Estresse e ansiedade

O estresse físico e emocional assim como a ansiedade levam ao aumento da produção de cortisol, que é um hormônio produzido para ajudar o corpo a responder a situações estressoras. Mas, níveis altos do cortisol podem levar ao acúmulo de gordura e lentidão do metabolismo. É necessário buscar ajuda de um psicólogo e praticar atividades que distraiam a mente para enfrentar essa dificuldade.

Desequilíbrios hormonais

Muitas vezes se associa sobrepeso e obesidade a alterações hormonais. Mas, menos de 1% dos casos estão ligados a alterações desse tipo. As mais frequentes são as alterações nos hormônios tireoidianos, como hipotireoidismo e a resistência a insulina, condição que cada vez ganha mais importância como dificultadora do processo de emagrecimento.

Efeito platô

Seu corpo reage a estímulos e naturalmente, após iniciar mudanças na ingestão alimentar e prática de exercícios, ele tentará se proteger das perdas reduzindo o metabolismo e ai, mesmo seguindo tudo certinho, a perda de peso pode ser pequena ou nenhuma durante um tempo. Mas a persistência leva a superação dessa fase.

Envelhecimento

“ah, doutor, meu metabolismo é lento devido à idade e eu não consigo emagrecer”. Naturalmente o processo de envelhecimento reduz o metabolismo, mas o grande vilão dessa redução do metabolismo é o sedentarismo. A prática regular de exercícios ajuda a conservar a massa muscular e enfrentar o envelhecimento com saúde e sem ganho de peso. Para isso é necessário se exercitar e ter hábitos alimentares saudáveis.

Estilo de vida saudável

Emagrecer, permanecer magro, ter disposição e bem-estar é consequência da adoção de um estilo de vida saudável que engloba os cuidados com a dieta, hidratação, sono, ingestão de bebidas alcoólicas, combate ao estresse e, claro, prática regular de exercícios. Por isso, não existe medicamento mágico ou protocolo da moda que leve ao emagrecimento sem a decisão de mudar estilo de vida.

Se você quer emagrecer de modo saudável, venha para a Nutrocenter, faça sua avaliação e se surpreenda com os resultados!

Design sem nome (5)

Intolerante a lactose? Eu, não! Será?

Muitas vezes ouço dizerem que agora virou moda ser intolerante a lactose ou que antes não era assim. Bem, nem é moda e antes se fazia menos diagnósticos por conta do acesso limitado aos recursos das ciências nutricionais. Hoje, por outro lado, há uma difusão maior de informações e com isso mais pessoas procuram consultórios especializados para avaliações e consequentemente descobrir se são ou não intolerantes.

Muitos pacientes, sem queixas específicas, acabam descobrindo que são intolerantes num simples exame. E você, é intolerante? Para os que responderem não, eu insisto em perguntar: tem certeza?

No dia a dia de consultório é comum recebermos pacientes que buscam emagrecimento saudável, ganho de peso ou melhora de performance que relatam não ter qualquer desconforto com a ingestão de leite e derivados. Alguns até apresentam queixas claras de problemas gastrointestinais aparentemente não relacionados a intolerância a lactose como constipação intestinal e azia. Mas não relacionam a lactose. Um caso bem interessante, atendido por mim, foi o da paciente T, 18 anos, com baixo peso para idade e altura, vindo de consulta anterior com gastroenterologista e otorrinolaringologista, com diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e edema de cordas vocais, mas sem nenhuma queixa de intolerância ao leite e derivados. Ao solicitar os exames de rotina do protocolo da Nutrocenter, dentre eles teste de tolerância a lactose e pesquisa INDICAN, tivemos a confirmação que a paciente é completamente intolerante a lactose e tinha DISBIOSE intestinal. Após introdução de plano alimentar livre de lactose, a paciente teve rápida melhora dos sintomas de DRGE, remissão do edema de cordas vocais e apresentou satisfatório ganho de peso.

Ao questionar se você tem certeza de não ser intolerante a lactose me baseio na experiência de 15 anos atuando em nutrologia, na Nutrocenter, e encontrando cada vez mais pacientes sem queixas e que após teste descobrem intolerância a lactose e logo melhoram de vários sintomas, até então não relacionados. Estimo hoje que aproximadamente 40% dos pacientes em consulta inicial que não apresentam queixas, após teste, apresentam resultado positivo para intolerância a lactose.

Então, vá além dos sintomas clássicos de intolerância a lactose como diarreia, náuseas, flatulência, dor abdominal, estufamento e comece a questionar se aquela azia após o café não é por causa do leite ou mesmo a constipação intestinal, que muitas pessoas acreditam ser normal, se não é intolerância a lactose. Um dos possíveis desdobramentos da intolerância a lactose mais relacionados a constipação intestinal é a DISBIOSE intestinal. Mas isso é assunto para um próximo texto.

Não fique na dúvida. Venha para a Nutrocenter e faça um check-up nutrológico e comece um tratamento que vai mudar sua vida.

Dr. Fernando Aragão

Médico membro da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN

Design sem nome (1)

Disbiose. Saiba como ela afeta sua vida.

A flora bacteriana intestinal é composta por quase 100 trilhões de bactérias, de aproximadamente 1000 espécies distintas que se mantem em dinâmico equilíbrio. Essas bactérias formam uma barreira natural de defesa, exercendo vários efeitos protetores, estruturais e metabólicos no epitélio intestinal. Sua influência na saúde do indivíduo vem sendo mostrada em vários estudos e a compreensão desse equilíbrio se torna ainda mais necessária.

Alterações relacionadas ao envelhecimento, mudanças na dieta, uso de antibióticos ou a simples permanência em ambiente hospitalar podem alterar o equilíbrio dessa flora e levar a disbiose. Esse desequlibrio pode ser causa de flatulência, enjoos, diarréira, prisão de ventre, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas, infecções oportunistas, entre outros.

É preciso destacar a importância da flora intestinal na saúde para chamar atenção à necessidade de hábitos saudáveis que evitem a disbiose. De 70 a 80% das células do sistema imune estão no intestino; cerca de 100 milhões de neurônios estão conectados no intestino regulando várias funções como motilidade, absorção, secreção, excreção e sensibilidade a dor. Importante frisar que 95% da serotonina do organismo é produzida na região intestinal, o que explica a influência dos circuitos intestinais no comportamento, humor e na saciedade.

O baixo consumo de fibras vegetais provocado pelas dietas ricas em alimentos industrializados assim como a baixa ingestão hídrica são grandes causadores de disbiose. Mas o maior vilão pode ser o uso indiscriminado de antibióticos. Estudos mostram que ciclos de antibióticos podem extinguir até 1/3 das espécies bacterianas e que somente após 8 semanas a microbiota se recupera parcialmente. Outros fatores como a amamentação e o tipo de parto podem também interferir nesse equilíbrio.

Para evitar os prejuízos provocados pela disbiose é necessário uma avaliação do estado de saúde geral do paciente, fazendo testes específicos que indicam ou não a disbiose. A partir daí se institui medidas que vão do uso de fibras (solúveis e insolúveis) a administração de formulações especificas acompanhadas de plano alimentar adequado.

Venha para a Nutrocenter e faça sua avaliação médica e nutricional. Temos uma equipe pronta a lhe dar o melhor suporte.  

Design sem nome (4)

Dieta cetogênica. Vá além dos mitos.

Criada pelo Dr. Robert Atkins, a dieta cetogênica se baseia na restrição severa de carboidratos e maior liberdade de consumo de proteínas e gorduras. Porém, muitos pensam que o consumo de gorduras e embutidos é livre. Isso não é verdade. O que se busca com essa dieta é reduzir a ingestão de carboidratos a 10-15% das calorias totais de uma dieta base ou 20 gramas/dia de carboidratos livres. Com esse objetivo aumenta-se as proporções de proteínas a 30-35% e gorduras de 50 a 55% da dieta diária.

Porém, é preciso saber que a dieta cetogênica tem começo, meio e fim pois deve ser feita, como preconizado na Abordagem Nutricional Atkins, em 4 fases, com objetivos distintos e acompanhamento médico constante para se evitar os possíveis problemas. Daí imaginar que a dieta cetogênica libera totalmente o consumo de gordura não é completamente verdadeiro sobretudo porque o controle mais rígido se faz nos chamados carboidratos ruins como açucares, refinados, bebidas açucaradas, biscoitos, pães e outros. Então o consumo de proteínas e gordura, de alimentos saudáveis, naturalmente aumentará para que o corpo obtenha energia a partir das gorduras num processo chamado cetogenia.  

É uma estratégia de emagrecimento que, se bem indicada, trás bons resultados sobretudo em pacientes com risco de diabetes. Porém, é preciso excluir grupos de risco como pacientes com doenças hepáticas, renais, histórico de AVC ou doenças cardiovasculares. Os problemas mais comuns são dislipidemias, hipoglicemias, constipação intestinal.

Venha para a Nutrocenter e saiba mais sobre essa abordagem nutricional. Temos histórico de pacientes com perdas de peso de até 10 kg em 15 dias, sem intercorrências, que mantem ótimo estado de saúde e que, ao incluir atividades físicas, experimentam grande melhora em sua disposição e capacidade física. Temos uma equipe composta por médico e nutricionista para lhe oferecer o melhor tratamento. Venha fazer sua avaliação.

Design sem nome (3)

Sabe qual é a estratégia perfeita para emagrecer?

Não existe a estratégia perfeita. Emagrecer de verdade é resultado de um tratamento adequadamente conduzido, após uma avaliação criteriosa, e, claro, da firme decisão do paciente em mudar de estilo de vida.

Fugir da pressa pelos resultados é o passo fundamental para a instituição de um tratamento para emagrecimento, sem frustrações. E nós vamos sempre frisar que o objetivo principal é emagrecer mudando estilo de vida e, claro, com isso fugir do conhecido efeito sanfona.

E o que é esse novo estilo de vida? É adotar um novo padrão alimentar, praticar atividades físicas regularmente e cuidar dos fatores estressores do dia a dia. Se a sua meta for apenas perder peso, sua estratégia está equivocada e lhe frustrará logo logo. Não existe emagrecimento saudável sem mudança de estilo de vida.

Tentar emagrecer apostando apenas em medicamentos e dietas milagrosas é a pior estratégia. Usar medicamentos pode fazer parte do tratamento, mas jamais será o pilar do tratamento. Dietas tem que ser prescritas de modo individualizados, sem modismos e medicamentos prescritos conforme cada diagnóstico.

Então, se você se cansou das dietas malucas, usando medicações pesadas, testando protocolos milagrosos e se frustrando, eu posso te ajudar. Venha fazer sua avaliação e comece a emagrecer de verdade, com saúde e qualidade de vida.

Design sem nome

Quer emagrecer de forma saudável?

Quer emagrecer de forma saudável? 

Comece por uma consulta ao médico e nutricionista.

Na avaliação inicial, médico e nutricionista, trabalhando em conjunto, farão uma anamnese completa, bioimpedância, exames bioquímicos além da análise de histórico de ganho de peso, preferencias alimentares e possíveis comorbidades.

Muitas vezes, após a consulta, o paciente é surpreendido com diagnósticos como resistência a insulina, intolerâncias alimentares, dislipidemias e outras alterações, que indicam maior dificuldade de emagrecimento. Quanto mais individualizado for o diagnóstico do paciente, maior a probabilidade de sucesso do tratamento.

As expectativas do paciente e seu comprometimento com mudanças de estilo de vida, também serão consideradas. Rapidez e comodismo fazem as vítimas das “fórmulas e protocolos mágicos”, e é na consulta inicial que a pressa será substituída pela ideia de persistência e mudança de estilo de vida

Não existe tratamento mágico – existe tratamento bem ou mal conduzido pela equipe profissional e paciente. Então, para você que deseja emagrecimento saudável, faça antes uma avaliação médica e nutricional. Isso permitirá entender seus riscos e diagnosticar condições que podem atrapalhar seus objetivos.

Há 16 anos atuamos na Nutrocenter, com esses princípios, analisando o paciente de maneira ampla, indicando tratamentos seguros, individualizados e eficazes.

Venha para a Nutrocenter, faça sua consulta e sinta a diferença.

Design sem nome (1)

Resistência à insulina e obesidade

Você sabe o que é resistência a insulina e como ela pode dificultar seu processo de emagrecimento e indicar o surgimento de outras doenças?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que é responsável por transportar a glicose do sangue para o interior das células, para que seja usada como fonte de energia.

O consumo exagerado de alimentos, sobretudo carboidratos simples, faz o pâncreas produzir insulina em quantidades cada vez maiores para manter os níveis de glicose normais no sangue. Com o tempo estes maus hábitos combinados ao sedentarismo, stress e outros fatores, provoca uma dificuldade na interação da insulina com as células, sobretudo musculares, como se elas se tornassem resistentes ao hormônio. A partir daí dizemos que essa pessoa está com RESISTÊNCIA INSULÍNICA. Como resultado disso, a glicose passa a se acumular na corrente sanguínea, o que chamamos de hiperglicemia e o excesso de açúcar não eliminado é metabolizado e se acumula em forma de gordura.

Quem tem resistência a insulina não consegue controlar o nível de açúcar no corpo, aumentando o seu risco para o DIABETES tipo II.

Como você pode ver estamos diante de um ciclo – maus hábitos alimentares e sedentarismo levam a resistência a insulina; resistência à insulina é um prelúdio ao diabetes e favorece acúmulo de gordura além de dificultar a perda de peso. Tudo isso pode ser evitado com emagrecimento e mudança de estilo.

Se você quer saber um pouco mais sobre resitencia a insulina e como isso pode dificultar seu processo de emagrecimento, nós podemos te ajudar.

Venha para a Nutrocenter, faça sua avaliação e sinta a diferença.

demo-attachment-218-annie-spratt-1113349-unsplash-1

Yoga & Breakfast stretchy

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image, and the breath of that universal love which bears and sustains us, as it floats around us in an eternity of bliss; and then, my friend, when darkness overspreads my eyes, and heaven and earth seem to dwell in my soul and absorb its power, like the form of a beloved mistress, then I often think with longing, Oh, would I could describe these conceptions, could impress upon paper all that is living so full and warm within me, that it might be the mirror of my soul, as my soul is the mirror of the infinite God!

O my friend — but it is too much for my strength — I sink under the weight of the splendour of these visions! A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine.

I am so happy, my dear friend, so absorbed in the exquisite sense of mere tranquil existence, that I neglect my talents. I should be incapable of drawing a single stroke at the present moment; and yet I feel that I never was a greater artist than now.

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image, and the breath of that universal love which bears and sustains us, as it floats around us in an eternity of bliss; and then, my friend, when darkness overspreads my eyes, and heaven and earth seem to dwell in my soul and absorb its power, like the form of a beloved mistress, then I often think with longing, Oh, would I could describe these conceptions, could impress upon paper all that is living so full and warm within me.

demo-attachment-472-form-679339-unsplash

Yoga & Breakfast stretchy

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image, and the breath of that universal love which bears and sustains us, as it floats around us in an eternity of bliss; and then, my friend, when darkness overspreads my eyes, and heaven and earth seem to dwell in my soul and absorb its power, like the form of a beloved mistress, then I often think with longing, Oh, would I could describe these conceptions, could impress upon paper all that is living so full and warm within me, that it might be the mirror of my soul, as my soul is the mirror of the infinite God!

O my friend — but it is too much for my strength — I sink under the weight of the splendour of these visions! A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine.

I am so happy, my dear friend, so absorbed in the exquisite sense of mere tranquil existence, that I neglect my talents. I should be incapable of drawing a single stroke at the present moment; and yet I feel that I never was a greater artist than now.

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image, and the breath of that universal love which bears and sustains us, as it floats around us in an eternity of bliss; and then, my friend, when darkness overspreads my eyes, and heaven and earth seem to dwell in my soul and absorb its power, like the form of a beloved mistress, then I often think with longing, Oh, would I could describe these conceptions, could impress upon paper all that is living so full and warm within me.

demo-attachment-469-patrick-malleret-1307557-unsplash-1

Yoga & Breakfast stretchy

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image, and the breath of that universal love which bears and sustains us, as it floats around us in an eternity of bliss; and then, my friend, when darkness overspreads my eyes, and heaven and earth seem to dwell in my soul and absorb its power, like the form of a beloved mistress, then I often think with longing, Oh, would I could describe these conceptions, could impress upon paper all that is living so full and warm within me, that it might be the mirror of my soul, as my soul is the mirror of the infinite God!

O my friend — but it is too much for my strength — I sink under the weight of the splendour of these visions! A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine.

I am so happy, my dear friend, so absorbed in the exquisite sense of mere tranquil existence, that I neglect my talents. I should be incapable of drawing a single stroke at the present moment; and yet I feel that I never was a greater artist than now.

When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary, I throw myself down among the tall grass by the trickling stream; and, as I lie close to the earth, a thousand unknown plants are noticed by me: when I hear the buzz of the little world among the stalks, and grow familiar with the countless indescribable forms of the insects and flies, then I feel the presence of the Almighty, who formed us in his own image, and the breath of that universal love which bears and sustains us, as it floats around us in an eternity of bliss; and then, my friend, when darkness overspreads my eyes, and heaven and earth seem to dwell in my soul and absorb its power, like the form of a beloved mistress, then I often think with longing, Oh, would I could describe these conceptions, could impress upon paper all that is living so full and warm within me.